Nascido em novembro de 2020, o Araípe é o mais novo projeto do Time Enactus UNIFEI Itajubá, estando atualmente na fase de prospecção! Mesmo assim, Araípe já nasceu forte, com parcerias com o EMATER Sul de Minas e a Secretaria de Agricultura do município de Itajubá.

Araípe, em tupi-guarani é "dentro do riacho doce" e o nosso objetivo é justamente esse, tornar doce, limpa e saudável as águas de Itajubá. Segue resumo do projeto:

No Brasil 79% da população rural não tem acesso ao saneamento básico; isso representa 129 mil toneladas de resíduos poluentes nos cursos d’água. Nas comunidades da Reserva Ecológica Serra dos Toledos esse resíduo afeta moradores através da contaminação da água para irrigação e usos domésticos. Nossa solução é a política pública Araípe que conscientiza e envolve a população rural de Itajubá implantando tecnologias sociais para tratamento de águas negras e cinzas para suas residências. Tais tecnologias utilizam materiais do município que poderiam ter destino incorreto na cadeia produtiva, sendo então, de impacto ambiental positivo já na fase de construção.

VISITA A RESERVA ECOLÓGICA DA SERRA DOS TOLEDOS

A imagem acima é de uma de nossas visitas para entender os desafios das comunidades que compõem a Reserva Ecológica Serra dos Toledos e entender como poderíamos ajudar. Na foto, estão presentes nossa equipe, o secretário da Agricultura do município de Itajubá e uma das moradoras da região.

A imagem acima é de uma das quedas d'água contaminadas da Serra dos Toledos, frequentada por várias pessoas da região.