I Simpósio Interno

Mas o que é o Simpósio?


O Simpósio, segundo o CAPES¹, é uma reunião de iniciativa proposta à uma determinada comunidade científica, envolvendo assuntos específicos. Este tipo de evento visa agregar conhecimento, considerações e resultados, a fim de obter um avanço no sentido da clarificação do tema abordado.


Anualmente a Enactus Brasil propõe o Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil (SNESEB). Este evento, que ocorre durante o ENEB², é considerado o maior evento nacional técnico científico gratuito, na área de empreendedorismo social. Reunindo pesquisadores, empresários e estudantes, o evento promove um intercâmbio de estudos, ideias e experiências de ensino, pesquisa e extensão.


No ano de 2021, nós da Enactus UNIFEI Itajubá escrevemos dois artigos para submetê-los ao VI SNESEB, abordando temáticas relacionadas a um de nossos projetos atuais, o Araípe. Sendo um artigo científico e um artigo de relatos de experiências, nosso time obteve sucesso e visibilidade em meio a mais de 85 escritas submetidas. Com isso, tivemos nossas duas escritas selecionadas, em meio ao top 5, para uma apresentação oral durante o ENEB.


Você pode acessar as duas escritas aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1JeN8Ls_xbqW59Ek-oQycX6TjxZu_zm10?usp=sharing


Portanto, empolgados com o resultado obtido por nossos artigos no último SNESEB e com um desejo de nosso professor conselheiro Luiz Eugênio Veneziani Pasin, nós da Enactus UNIFEI Itajubá criamos o nosso I Simpósio Interno!


I Simpósio Interno


Idealização


Como citado acima, a idealização do Simpósio Interno possui uma relação com nosso professor conselheiro, Pasin. Após uma reunião, em que ele contou sobre o desejo em desenvolver os estudantes que passam na Enactus UNIFEI Itajubá de maneira pessoal e profissional, ele citou a vontade de promover o desenvolvimento da escrita técnica científica.


Com isto, agregado ao resultado obtido no último SNESEB, veio a ideia de criarmos nosso I Simpósio Interno, de maneira que agregasse no desenvolvimento dos alunos e de nossos projetos.


“Mas o que o Simpósio Interno agrega?”


A proposta de criarmos um Simpósio Interno englobou alguns fatores. Buscávamos propor, com a implementação deste evento interno, os seguintes aspectos:


Alinhamento com nossos projetos: visamos que com os alunos submersos em escritas técnicas científicas sobre temáticas voltadas para os nossos projetos, iriamos conseguir promover o aumento do conhecimento sobre as causas que abordamos e estamos inseridos, portanto aumentaríamos a compreensão do que fazemos e do porquê fazemos;


Aproximação interna: um fator mais voltado para questões internas, buscamos separar em grupos com membros que não tinham muito contato entre si no dia a dia (envolvendo membros de áreas/projetos distintos) para o desenvolvimento das escritas e apresentações, a fim de aumentar a aproximação;


Escrita técnica científica: um dos mais esperados quando idealizado, o desenvolvimento da escrita técnica científica viria com a prática. Logo, com o Simpósio Interno tomado forma e inicializado, os membros se desenvolveriam com o decorrer do evento.


Oratória: mesmo caso do item anterior, a apresentação oral do Simpósio Interno buscava desenvolver a parte de oratória dos membros, o que também viria com a prática. Portanto, os membros se desenvolveriam com o decorrer do evento, através dos treinamentos e da própria apresentação.


“Treinamento” para SNESEB: buscamos propor com nosso modelo de Simpósio, algo parecido com o Simpósio promovido durante o ENEB. Portanto, desenvolveríamos nossos membros a estarem alinhados com as propostas que teoricamente encontraremos no próximo SNESEB.


“Vi que visaram o SNESEB, mas lá possuí algumas regras para a escrita. Como foi feito no Simpósio Interno?”

Como dito acima, nós desenvolvemos o nosso Simpósio Interno baseado no SNESEB, portanto buscamos adaptar as regras de lá para a realidade em que podíamos atuar (questão de datas e temáticas).

Aqui embaixo tem o modelo do documento criado para o Simpósio Interno, com todas as regras que seguimos:


https://drive.google.com/file/d/1zhST8FQFz1XP-h8rH8DhrXSM2pH1aTRt/view?usp=sharing


“Além da escrita, vocês também fizeram a apresentação oral. Como que rolou?”


Sim, nós propomos um dia específico para que todos os 5 grupos pudessem apresentar seus trabalhos e para que pudéssemos ter um momento de troca de visões e informações. Cada grupo teve de 5 a 10 minutos para a apresentação e, após isso, de 10 a 15 minutos a mais para que os Enactors pudessem expor suas considerações e ter uma roda de conversa sobre a temática envolvida no trabalho apresentado.


“Nossa, que incrível! Mas o que de fato as pessoas acharam do Simpósio Interno? Agregou algo?”


Nada melhor do que os próprios Enactors responderem essa pergunta!


1. “Sim, acredito que contribuiu não somente no treino de uma escrita técnica e na parte de uma apresentação oral, que são muito importantes, mas também fez com que o time entendesse ainda mais as problemáticas dos nossos projetos”

2. “Apresentou os projetos de outra forma que deu até mais vontade de trabalhar com os projetos e desenvolver eles mais a fundo. Algumas questões foram abordadas que ainda não tinha parado pra pensar e foi muito importante.”

3. “Com toda certeza, eu desenvolvi super a escrita, acho essencial. Além disso, comecei a pensar mais na sustentabilidade do projeto e os seus caminhos.”

4. “Achei bacana pra já acostumarmos a desenvolver simpósio, e agregou pra aprendermos um pouco antes de participar de um da Enactus BR”

5. “Achei incrível em como o Simpósio conseguiu alinhar o time com os projetos.”

6. “Consegui pesquisar mais sobre as áreas e aprender melhor.”


Ficou instigado para conhecer os resultados que conseguimos no nosso I Simpósio Interno?


Clique aqui para acessar os conteúdos que construímos!

https://drive.google.com/drive/folders/1eTwqiwMgaYpqfnjUk3rJEszZ7MrMJ_q0?usp=sharing



¹CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

²ENEB – Evento Nacional Enactus Brasil


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo